sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Tenha um bom ano no Senhor


Uma das coisas que me diverte nesta época são as resoluções das pessoas para o ano que vai entrar. Todo ano é quase a mesma coisa. São resoluções maravilhosas, mais cuidado com a forma física, mais leitura, mais oração, estudar, aprender algum oficio novo. Bom pelo menos a gente sabe o que esta faltando e sabe o que precisa ser feito, já é um ótimo começo. Daí até a realização de pelo menos metade destas resoluções é outra história.

Eu não costumo fazer estas resoluções, mas costumo traçar alguns objetivos pessoais, sempre com o alvo de me tornar uma pessoa melhor. Uma coisa muito especial que havia decido realizar no final de 2009 era aprender tocar violão. E não é que eu levei a sério! Comecei as aulas, com um violão emprestado, porque queria levar musica aos pacientes da Casa de Apoio onde realizo visitas de capelania, queria tocar e cantar cânticos de fé e esperança junto com aqueles pacientes de câncer hospedados naquela casa, a Fundação Oasis. Estou feliz porque nas ultimas visitas deste ano consegui tocar duas musicas com eles. Para qualquer musico é quase nada, mas para mim foi uma vitória avassaladora. Costumo dizer que é 20% de talento e 80% de perseverança e não pretendo parar por ai. Ainda quero entrar em um hospital e poder cantar com as pessoas além de orar e ler a Bíblia com elas, algo que já realizo.

E você? Talvez não goste de resoluções, mas quem sabe voce não deva traçar alguns objetivos atingíveis para o próximo ano.

Eu não quero sugerir objetivos materiais, a reforma da casa, a compra do apartamento, a troca do carro, subir na empresa,  pois tem muito gente sugerindo estes alvos, a midia se encarrega disto, e estão vendendo a idéia de que atingindo-os você vai encontrar  o caminho para felicidade. São bons objetivos, mas nem de perto são os melhores.

Mas em todo caso ai vai a minha sugestão: Você já se viu participando mais efetivamente de um projeto social? Algo seja feito para o beneficio de outros? Algo que demonstre a sua verdadeira espiritualidade, algo que possibilite às pessoas visualizarem a imagem de Jesus em sua vida e que você possa pregar e testemunhar sem dizer uma palavra, só gestos. Algo fora “das paredes do templo”.

Você já pensou em fazer uma viagem para visitar um amigo que faz muito tempo que não vê, apenas para revê-lo? Ou cruzar a cidade para encontrar esta pessoa e passar um tempo em sua companhia ou de sua família? Demonstrando que pessoas sempre serão mais importantes que coisas?

Como acredito que a sua criatividade é grande, imagino que você vai chegar ao final de 2011 com a grata satisfação de ter feito algo diferente e que causou impacto na vida de pelo menos uma pessoa e com certeza muito mais feliz.

Entre as minhas leituras deste ano eu encontrei algo que me encorajou muito, principalmente levando em conta algumas situações que passei, do livro de Larry Crabb, O LUGAR MAIS SEGURO DA TERRA, e gostaria de compartilhar com você:


“Ponderando minha experiência, percebo mais uma vez que o modo de estar no mundo é se concentrar na vida espiritual”. O autor citando Henry Nouwem  p.23

“Se a igreja tem futuro, é um futuro com os pobres, sejam do tipo que forem.”
Citando novamente  Henry Nouwem p.33


“Dê prioridade às coisas prioritárias, que as secundarias também virão. Dê prioridade às coisas secundarias e você perderá tanto as prioritárias quanto as secundarias.” Desta vez ele cita  C. S. Lewis p.48


E por ultimo, algo que me encorajou muito e que quero dividir com você, principalmente com você que enfrentou um pouco mais de lutas e decepções neste ano e que quase fizeram você cambalear de tanta agonia.

Continue a jornada: permaneça envolvido, não em todo lugar, não com todo mundo, mas em algum lugar, com algumas pessoas. Não desista pelo menos de alguns relacionamentos. Morra todo dia para a sua exigência total de satisfação agora, em tudo. Aceite a dor de sua alma como sinal de maturidade, não de neurose. Descubra as paixões espirituais que estão debaixo desta dor, paixões fortes bastante para sustentá-lo no movimento adiante, para que você não perca o céu de vista. Anseie abertamente pelo dia que virá. Que essa esperança o mantenha no rumo. Mantenha a esperança de descobrir o objetivo desta vida e desfrutar as alegrias espirituais já disponíveis agora, de provar o inesquecível sabor de Cristo, de sentir os braços do Pai em torno de você, de sentir o Espírito dentro de você”.    p.196

Tenha um bom ano no Senhor e pelo Senhor.

Paz para você!

Nicacio Moura




2 comentários:

  1. Pastor Nicacio,li a mensagem ,achei edificante.Deus continue a lhes abençoar!!!!!abraços

    ResponderExcluir
  2. a postagem esta no nome do Paulo porque a conta é no seu nome,ok.Rosangela.

    ResponderExcluir