segunda-feira, 7 de março de 2011


Baseando-me no livro de John C. Maxwell que fala sobre as qualidades de um líder estive refletindo e resolvi condensar alguns pensamentos sobre o tema liderança.
Porque será que o ser humano desde pequeno já é mais propenso a querer liderar? A sociedade atual diz que você deve sempre almejar ser o líder onde você estiver ter sob seu comando uma equipe vencedora.
Existe uma corrente de pensamento “cristão” que esta ensinando que você não nasceu para ser calda mas sim “cabeça”; que você nasceu para reinar, pois você é filho do Rei e tem que ser prospero. Você tem que se patrão, não empregado; tem que ser empresário e não operário.
Todos estão ansiosamente buscando a liderança, até mesmo na igreja, parece-me que tudo esta girando em torno do estar à frente, do liderar.
Então, como deve ser este líder?
John Maxwell quando escreveu “As 21 Indispensáveis Qualidades de um Líder” começou dizendo que um líder tem que ter caráter.
“O modo como o líder trata das circunstancias da vida diz muito sobre seu caráter. As crises não formam necessariamente o caráter, mas certamente os revelam.” É nas circunstancias da vida que o caráter vai sendo moldado, mas sempre baseado nas suas escolhas frente à vida.

“Liderar é ter a capacidade e vontade de mobilizar homens e mulheres para um objetivo comum e ter o caráter que inspira confiança.”
Bernard Montgomery, marechal de campo britânico



A Bíblia fala de uma mulher de caráter, que era casada com um homem insensato, irresponsável, egoísta e tremendamente covarde. Esta mulher, por causa de sua força de caráter, e atitude salvou todos os homens de serem mortos por causa da insensatez de seu marido, que era líder de muitos servos e empregados. É a historia de uma mulher, que fez a escolha certa ao procurar alguém a quem seu marido havia tratado com falta de respeito e que estava prestes a se vingar, matando todos os homens da casa, incluindo todos os empregados. O homem covarde era Nabal, a esposa de caráter chamava-se Abigail, e o homem a quem ele desrespeitou era Davi, (I Samuel 25.2 – 42) que liderava um exercito de homens que ofereciam proteção em troca de mantimentos. Por causa da sabia intervenção de Abigail, pedindo perdão a Davi e oferecendo os alimentos que seu marido havia negado ela recebe o perdão e vidas foram poupadas. E a história termina com um final surpreendente, de uma olhada.

“ A medida que você vive e faz escolhas hoje, esta continuamente criando seu próprio caráter”
“Falhas de caráter que não recebem atenção com o tempo só se tornam mais profundas e destrutivas.”


Sua personalidade é um presente de Deus para você, já o teu caráter é um presente seu para Deus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário