segunda-feira, 9 de junho de 2014

O CORAÇÃO É MOLE MAS O BRAÇO É FORTE!

Você conhece a história do rei Davi? 
É um homem surpreendente, sua história é incomum. Nós o conhecemos por seu reinado, por seus salmos e também por suas falhas como homem.

Mas tem duas características, dois traços marcantes da personalidade deste homem de Deus que me chamaram muito a atenção. Separei apenas 3 versículos do Salmos 27. 3-5, e gostaria de convidá-lo a observar comigo duas características muito interessantes que tem muito a nos ensinar.

3 - Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
4 - Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
5 - Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.

Primeiro é a sua relação com Deus. Quando Davi se dirige a Deus, quando escreve, quando fala com Deus, mostra nos um homem muito sensível, poético, romântico, apaixonado, e um homem de um tremendo "coração mole". Alguém que não tem medo de se abrir, se desnudar diante do seu Senhor. É até esquisito como um homem pode chorar, e se abrir tanto para Deus como o fez Davi. Esta é uma das características especiais dele. 

A segunda é em relação aos seus inimigos, ou inimigos do seu povo, ou de suas ovelhas. 
Quando Davi percebia que o seu povo estava em perigo de ser atacado pelos inimigos ele se transformava, não mais aquele homem frágil, mas um verdadeiro leão.
Estava sempre pronto a ir para a linha de frente de combate. Quando o assunto era a proteção de sua gente,Davi encarava seus inimigos com uma coragem surpreendente, contrastando com o homem tão sensível que era. Como poderia ser tão feroz?
Em toda a sua vida, nunca perdeu um combate, nunca perdeu uma batalha, nunca voltou para casa derrotado.

Qual seu maior segredo? Quando ele tinha certeza de  que a sua luta era justa, sabia que o Senhor era com ele. Porém nunca, nunca ira para uma guerra sem ter a certeza de que era vontade de Deus. Davi pedia não só a proteção de Deus, mas a autorização do Senhor dos Exércitos. Só depois de consultar ao Senhor e ter a sua aprovação, ele saiu para o combate.

Mesmo tão jovem, já era um homem sensível para com Deus, e corajoso para enfrentar seus inimigos. Quando era um pastorzinho de ovelhas nas terras de sua família, enfrentava as mais temíveis feras para defender as frágeis ovelhas.Tentando convencer o rei Saul a deixá-lo enfrentar o gigante Golias que estava humilhando o exército de sua nação diz estas palavras ao seu rei: "O teu servo matava tanto ao leão como ao urso;..." ISm 17.36.

Duas coisas que Deus espera de nós: Que sejamos "corações moles" para com Ele, sensíveis, abertos, autênticos, puros e simples, sem ter medo de nos abrirmos diante do Pai. Mas valentes quando tivermos que enfrentar os inimigos que se levantam contra nós dia após dia. Encare o inimigo sem medo. Não estou dizendo violentos, mas corajosos. Os violentos na verdade são covardes, os corajosos enfrentam sem ser preciso usar de violência. 
Quando olhamos os inimigos nos seus olhos, com firmeza e coragem eles ficam menores do que aparentam serem, e eles é que correm, não nós.

Na última semana tive uma experiencia bem autêntica, por não se dizer engraçada. Estava eu fazendo uma caminhada pelas ruas próximas ao meu bairro, quando passo perto de uns meninos brincando na rua e seu cachorro por perto. Quando o cachorro me avistou, sem mais nem menos veio bufando, latindo, todo valente para me atacar. Eu tinha certeza que aquele seria um ataque. Imediatamente olhei firmemente para aquele cão e disse com voz bem forte e alta, "Pode parar!!". Ele parou, me virei, dei dois passos e ele veio para me pegar pelas costas. Virei mais uma vez para ele e agora gritei: "Parado!!" Ele recuou, me virei continuei, dei mais dois passos e ele queria me morder pelas costas. Desta vez fui mais agressivo e com mais autoridade, gritei: "Vem que eu te arrebento!". Ele novamente recuou. 
Imagine você se eu corresse? Seria presa fácil para um cão que estava querendo se divertir me humilhando ou estava querendo proteger seus meninos. Mas como revolvi olhar nos seus olhos e enfrentá-lo sem medo, o animal percebeu que não seria boa coisa para ele. Até que para meu alivio alguém o chamou e ele desistiu de mim.

Vamos enfrentar a vida olhando nos olhos dos nossos "inimigos" que são tantos, mas sejamos "corações moles" para com Deus.

Que o Senhor te proteja..

Nicácio Moura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário