quinta-feira, 26 de dezembro de 2013


OS CINCO MAIORES ARREPENDIMENTOS DAS PESSOAS EM SEUS LEITOS DE MORTE.

 “Por muitos anos trabalhei com cuidados paliativos. Meus pacientes eram aqueles que tinham  ido para casa morrer. Algumas experiências incrivelmente especiais foram compartilhadas. Quando questionados sobre algum arrependimento que tiveram ou qualquer coisa que fariam diferente, temas comuns vieram à tona. Aqui estão os cinco mais comuns:
1          Eu gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida verdadeira a mim mesmo. E não a vida que os               outros esperavam de mim.
2          Eu gostaria de não ter trabalhado tão tanto.
3          Eu gostaria de ter tido a coragem de expressar meus sentimentos.
4          Eu gostaria de ter mantido contato com meus amigos.
5          Eu gostaria que eu tivesse me deixado ser feliz.
Bronnie Ware, Enfermeira. Fonte: Wordobserveronline.com

Baseando-me nestes tristes fatos resolvi sugerir a você cinco decisões que tenho certeza, se tivermos a coragem de tomá-las e segui-las, vão mudar ou manter a nossa vida no caminho certo. E com certeza não teremos do que nos arrepender antes do último suspiro.

CINCO DECISÕES, DAS QUAIS JAMAIS ME ARREPENDEREI
Se por acaso tiver tempo de refletir antes do ultimo dia de vida.

1          Vou ter a coragem de ser eu mesmo porque sempre soube que Deus me ama como eu realmente sou.
 Se eu tiver que agradar alguém, que este alguém seja o meu Senhor.
Gl 1.10 “Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.”

·         Procure viver a sua vida, e não a vida dos outros.
·         Tenho encontrado pessoas frustradas e tristes porque a vida toda  anularam-se por causa de outros. Abriram mão de seus projetos, seus sonhos e suas próprias vidas. Pois viviam sempre pressionadas a agradar aos outros.

2          Terei a coragem de colocar em ordem as prioridades em minha vida.

Será que preciso trabalhar tanto?
Quais são as prioridades, se você é cristão? Qual a ordem?
Deus - Família – Trabalho - Igreja.
Cuidado: Aquilo que é urgente nunca pode ocupar o lugar daquilo que é mais importante.
            Terei a coragem de estar contente com o que tenho. Vou viver dentro de um padrão de vida simples.

O que trabalham muito ao invés de ganharem muito, perdem foi muito.
  •    Eles perdem a juventude dos filho
  •   Perdem a saúde prematuramente.   
  •   E alguns perdem até a família.

“A maioria dos homens lamentaram por gastarem tanto tempo de suas existências com o trabalho. Ao simplificar seu estilo de vida e fazer escolhas conscientes ao longo do caminho. É possível não precisar da renda que você acha que precisa. E criando mais tempo livre em sua vida, você se torna mais feliz e mais aberto a novas oportunidades.”

(Indonésia) Jovem redatora morre após três dias seguidos de trabalho. Causa da morte seria a combinação de jornada excessiva com uso de bebida energética. Fonte: Estadão 16.12.13
(Japão) Um recente fenômeno está atacando os "salary-man" japoneses: Eles estão morrendo de exaustão dentro e fora das empresas aonde trabalham. Muitas pessoas no Japão ficam no trabalho até tarde da noite e estão novamente no trabalho no dia seguinte, como manda a velha e boa dedicação nipônica ao trabalho. Eles não têm aquele senso de trabalho que nós temos, de terminar a coisa entre as nove da manhã e cinco da tarde. Eles vão ficando. Ou chegam lá pelas 10 horas pois sabem que ficarão até muito mais tarde e, claro, não poderão deixar a empresa até o trabalho estar finalizado.
Há uma pressão para manter o trabalhador japonês no trabalho. Se alguém deixa o trabalho mais cedo, chamam-no de "preguiçoso". Se ele deixa o trabalho tarde, é sinal de que ele está fazendo um bom trabalho (?). Ou eles "sentem" que está sendo feito um bom trabalho.  Fonte: invisiofree.com

3          Terei a coragem de expressar o que realmente penso, durante toda minha vida.
           
Não precisamos sair por ai agredindo as pessoas só para defender nossos pontos de vistas, porque há maneiras educadas e democráticas de se expressar uma opinião.

Mt. 5. 37 “ Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar, vem do maligno.”
·         Não terei medo de falar o que realmente penso, agrade ou não quem tenha que ouvir-me.

Pessoas que nunca tem a coragem de expressar seus sentimentos, tornam-se  fechadas, muitas vezes amarguradas e ressentidas.
Há doenças relacionadas a amargura e ressentimento.

4          Estarei sempre perto dos que são meus amigos verdadeiros.
 Perto não quer dizer vê-los, ou falar-lhes constantemente, mas ter o mesmo sentimento com o passar dos anos.  “Perto, quer dizer: No coração”
·         Relacionamentos precisam ser cultivados.
·         Você não vai conseguir ser amigo de todos, mas precisa cultivar boas e saldáveis amizades.
Não há solidão mais triste do que a do homem sem amizades. A falta de amigos faz com que o mundo pareça um deserto.
Francis Bacon

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso verificamos a quantidade, e na desgraça, a qualidade.
Confúcio

Jo 15.13 “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

5          Descobri que a verdadeira felicidade esta em Deus.

·         Amar a Deus sobre todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo; este é o segredo da felicidade.
·         Estar no centro da vontade de Deus, este é o momento e o lugar onde podemos encontrar a felicidade.

Agostinho disse: “Senhor, tu nos criaste para ti e a nossa alma não encontrará descanso até se repousar em ti”.
            Salomão concluiu toda a trajetória de sua vida com a seguinte expressão:
 “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.” Eclesiastes 12.13 e 14.

Conclusão

Este é um homem que no final de sua vida, mesmo estando em uma prisão nos mostra que não teve nenhum arrependimento. Muito pelo contrario, mostra-nos que termina bem seus últimos dias de vida. Olha o que ele diz:

“Quanto a mim, a hora já chegou de eu ser sacrificado, e já é tempo de eu deixar esta vida. Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim, conservei a fé. E agora esta me esperando o premio da vitória, que é dado para quem vive uma vida correta, o premio que o Senhor, o justo juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que esperam, com amor, a sua vinda.”  (Apostolo Paulo) 2 Timóteo 4.6-8


O  ano do Senhor de 2014 nos aguarda para ser  inesquecível.

Com carinho

Nicacio, Lilian e Ana Victória Moura



Nenhum comentário:

Postar um comentário